domingo, 29 de novembro de 2015

A Diocese de Guarabira realizou o seu II Muticom

No dia 28 de novembro de 2015, a Diocese de Guarabira promoveu o II MUTICOM (Mutirão Diocesano de Comunicação), com o seguinte tema: “Ética nas Comunicações”.
A abertura deste encontro se deu com a Santa Missa presidida pelo Bispo diocesano de Guarabira, Dom Lucena e concelebrada pelo Coordenador diocesano da PASCOM, Pe. José Arimateia.
Após a Bênção inicial dos trabalhos, abriu-se uma mesa redonda onde fizeram parte da mesma, o advogado Gilvan Freire, a Coordenadora da PASCOM no regional Nordeste 2 Márcia Marques, o Professor Assis e o Padre Arimateia.
Os temas abordados no primeiro momento foram sobre tendências éticas na comunicação, todas à base do documento 99 da CNBB “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”. Após a apresentação do tema, o público teve liberdade para fazer perguntas e questionamentos acerca de temas ligados à Ética.
O segundo momento deste encontro se deu em salas separadas, onde os membros da PASCOM que lá estiveram, puderam optar por grupos diferentes de trabalho, ou seja, puderam aprimorar a elaboração de programas de rádio com Rafael San, Conhecer os desafios da Evangelização nas Redes Sociais com Thiago Mendes e ainda, conhecer a Liturgia como expressão de Ética na comunicação com Alan Santos.
Ao final do curso, se concluiu que a missão evangelizadora através da Comunicação, é uma realidade crescente, mas, que ainda necessita de muito apoio das grandes mídias e do povo em geral. Portanto, a PASCOM deve unir forças neste serviço para formar, cada dia mais,  comunicadores dispostos ao anúncio da Boa Nova de Cristo. 

Veja algumas fotos abaixo: 















                                
João Pascoal da Silva Neto - PASCOM - Alagoa Grande



Advento do Senhor

No próximo final de semana, unidos à nossa Igreja espalhada por todo o orbe cristão, iniciaremos o Tempo do Advento (“adventus”, que em latim significa chegada, vinda).
De acordo com os documentos que normatizam a liturgia na igreja, esse é um período que possui duas características essenciais:
- Em primeiro lugar é um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre nós. Prova disto é que a liturgia dos últimos dias do Advento (17 a 24 de dezembro) reveste-se de um caráter todo especial de preparação para o nascimento de Jesus.
- Em segundo lugar é também um tempo em que voltamos os nossos corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos, e justamente por isso, a liturgia da palavra que ouvimos nas ultimas semanas do tempo comum (Lc 17, 22-19, 27) e a belíssima solenidade de Cristo Rei do Universo, nos apontavam a segunda vinda do Filho do Homem, muito mais do que evidenciar um Jesus apoteótico ou faraônico reinante em seu palácio real, como muitos imaginam equivocadamente.

Portanto, iniciar o tempo da espera é a ocasião que temos para questionarmos se em nossas paróquias, comunidades, grupos ou famílias estamos na expectativa da segunda vinda do Filho do Homem, e mais, se também naqueles ambientes de evangelização, como o nosso espaço de trabalho, as redes sociais ou as nossas rodas de conversas entre amigos, somos capazes de convidar as pessoas a celebrarem o Natal do Senhor com verdadeiro espírito cristão.
Você que agora lê essas breves linhas, já se perguntou o que tem feito para incentivar as pessoas a viverem intensamente este tempo de espera do Senhor?
Quanto ao dia do Filho do Homem, “ninguém sabe o dia ou a hora, só o Pai” (Mt 24, 36), estejamos pois, preparados, vigilantes, em autentica espera cristã.


 Pascom - Diocese de Guarabira