sábado, 3 de agosto de 2013

Feliz dia do Padre



“Ides confessar-vos à Santíssima Virgem ou a um anjo. Poderão absolver-vos? Dar-vos-ão o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor? Não, a Santíssima Virgem não pode fazer descer o seu divino Filho à hóstia. Duzentos anjos não vos poderiam absolver. Um sacerdote, por mais simples que seja, pode. Pode dizer-vos: “Vai em paz, eu te perdôo”. São João Maria Vianney – o Cura d’Ars

Buscai as coisas do alto


Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. (Cl 3, 1-2)

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Entrevista do Bispo Diocesano de Guarabira encerra cobertura da JMJ feita pela Rádio Rural e Portal Nordeste1


O Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, atendeu na manhã desta segunda-feira (29), a equipe formada por Digenilson Silva e Tony Souza, que representaram a Rádio Rural e o Portal Nordeste1 na histórica cobertura da Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro. Na oportunidade, Dom Lucena avaliou o evento, falou sobre a participação dos padres e jovens da Diocese e também comentou a repercussão da postura de humildade do Papa Francisco.

Dom Lucena ressaltou que dentre as mensagens transmitidas pelo Papa, a necessidade de renovação na sociedade e na Igreja foram evidenciadas e acolhidas por todos os participantes da JMJ. Lembrou que a Igreja acredita na juventude e que os jovens estão atentos também a mensagem do evangelho. Ainda sobre o Papa Francisco, Dom Lucena, disse que os gestos do santo padre servem de exemplo de humildade e serviço pelas famílias. O Bispo avaliou que a primeira viagem internacional do Papa Francisco serviu para mostrar ao mundo o jeito simples e acessível do líder maior líder católico, que ainda segundo o Bispo, traz experiência pastoral para a vida da Igreja.

O Bispo falou com alegria da participação dos sacerdotes e jovens da Diocese de Guarabira, que enfrentaram as dificuldades de transporte, clima e acomodações para vivenciar a Jornada e disse que incentivará para que a Diocese também se faça presente na próxima JMJ, anunciada para a Polônia.

Dom Lucena conclui declarando satisfação ao citar o trabalho jornalístico feito pela Rádio Rural e pelo Portal Nordeste1, inclusive, lembrando que acompanhou as imagens e viu o vídeo de uma das passagens do Papa postado com exclusividade no site e aproveitou para convidar os jovens para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que acontecerá no dia 13 de Outubro, na Pedra da Boca, em Araruna. Com a entrevista foi concluído os trabalhos dos enviados da Rádio Rural e do Portal Nordeste1 para a realização do evento que já é considerado o maior encontro de visitantes na histórica turística do país.

Fonte: Portal Nordeste 1

O Papa Francisco celebra a memória de Santo Inácio de Loyola


Por ocasião da festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, e que se celebra liturgicamente no dia 31 de Julho, o Papa Francisco celebrou na manhã desta quarta-feira, com os Jesuítas, a santa Missa na Igreja del Gesù, em Roma. Foi uma Missa celebrada em forma privada, como aquelas na Capela da Casa Santa Marta. Devido a Memória de Santo Inácio de Loyola, recordamos da entrevista realizada com os jornalistas no avião, durante a sua viagem de regresso do Rio de Janeiro para Roma, à pergunta se ainda se sente jesuíta, o Papa Francisco respondeu:

"É uma pergunta teológica, porque os Jesuítas fazem voto de obediência ao Papa Mas se o Papa é um Jesuíta, talvez deve fazer voto de obediência ao Supeiro Geral dos Jesuítas ... Eu não sei como se resolve isso ... Eu me sinto Jesuíta na minha espiritualidade; na espiritualidade dos Exercícios, a espiritualidade, aquela que trago no coração. Tanto é que daqui a três dias irei festejar com os Jesuítas a festa de Santo Inácio: celebrarei a Missa de manhã. Não mudei de espiritualidade, não. Francisco, franciscano: não. Sinto-me Jesuíta e penso como Jesuíta. Não hipocritamente, mas penso como um Jesuíta

terça-feira, 30 de julho de 2013

Semana Nacional da Familia


A Diocese de Guarabira, em comunhão com toda Igreja, estará atenta à Semana Nacional da Família, a qual, tem por tema deste ano “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família” considerando, especialmente, a responsabilidade dos pais.
A Revelação cristã conhece dois modos específicos de realizar a vocação da pessoa humana na sua totalidade ao amor: o Matrimônio e a Virgindade. Quer um quer outro, na sua respectiva forma própria, são uma concretização da verdade mais profunda do homem, do seu “ser à imagem de Deus”. (Familiaris consortio)
Abaixo programação diocesana:


SETOR FAMÍLIA – DIOCESE DE GUARABIRA

ENCONTRÃO DIOCESANO DA FAMÍLIA
Local: Ginásio do colégio Estadual
Data: 18 de Agosto de 2013


TEMA CENTRAL: “A TRANSMISSÃO E EDUCAÇÃO DA FÉ CRISTÃ NA FAMÍLIA”

Programação:

07h30 - Inscrições
08h00 – Acolhida e animação
08h15 – Apresentação das Áreas
08h20 – Oração – Adoração
09h20 – Mensagem do Setor Família
10h00 – Palestra: “A transmissão e educação da fé cristã na família”– Inaldo
11h00 – Deslocamento para as Oficinas
11h15 – Oficinas
12h15 – Almoço
13h15 – Momento de Animação
13h40 – Apresentações (Jovens e Crianças)
14h40 – Mística – compromisso assumido a partir das oficinas
15h00– Caminhada para a Catedral
16h00– Santa Missa

Temas:

01 – Eis-me aqui, envia-me (Is 6, 8) – Padre Roberivaldo
02 – Pai e mãe – primeiros e autênticos transmissores da Fé –Joaquim e Flaviana
03 – Matrimônio e família – Projeto de Deus – Milton e Lourdes
04 – Drogas na família, como superar? – Guia
05 – Casais em segunda união e a Fé Cristã – Monsenhor Nicodemos
06 – Direitos dos Nascituros – Leo e Graças
07 – A Família e o Idoso – Penha Pontes
08 – A violência na família – Maria da Luz
09 – A Família e a Mídia - Jacson
10 – Meio Ambiente – Criação de Deus ameaçada – José Camêlo
11 – A família nos documentos da Igreja – Padre Joanderson

Vinde adorar o Senhor








"Como a corça deseja as águas correntes, assim a minha alma anseia por ti, ò Deus. A alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando hei de ver a face de Deus?" (Sl 42, 2-3)







domingo, 28 de julho de 2013

Cracóvia: próxima Jornada Mundial da Juventude será na Polônia



Após doze anos da última Jornada Mundial da Juventude realizada no país, a Polônia voltará a sediar o maior encontro de jovens do mundo. Desta vez a cidade escolhida é Cracóvia. O anúncio foi feito pelo Santo Padre, Papa Francisco, após a Missa de Envio da JMJ, realizada neste domingo, 28 de julho.
A próxima Jornada Mundial da Juventude será daqui a três anos, em 2016.  Cracóvia tem uma profunda ligação com João Paulo II. O beato que idealizou a Jornada, apesar de ter nascido em Wadowice, mudou-se para Cracóvia com os pais, onde cursou a faculdade. Posteriormente, tornou-se Arcebispo da cidade.

A Jornada Mundial da Juventude acontece anualmente nas dioceses de todo o mundo. A cada dois ou três anos há um encontro internacional dos jovens com a presença do papa. Antes do Rio, Madri havia sediado a última edição da JMJ, em agosto de 2011.