sábado, 24 de agosto de 2013

«Vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem»

A glória de todos os apóstolos é de tal modo indissociável e está unida por tantas graças que, quando se celebra a festa de um deles, é a grandeza comum a todos que é trazida à atenção da nossa visão interior. Com efeito, eles partilham a mesma autoridade de juízes supremos, o mesmo grau de dignidade, e possuem o mesmo poder de ligar e de absolver (Mt 19,28; 18,18). Eles são essas pérolas preciosas que São João diz ter contemplado no Apocalipse e com as quais são feitas as portas da Jerusalém celeste (Ap 21,21.14).  […] Com efeito, quando, através de sinais ou de milagres, irradiam a luz divina, os apóstolos abrem o acesso à glória celeste de Jerusalém aos povos convertidos à fé cristã. […]

É ainda deles que o profeta diz: “Quem são estes que voam como nuvens?” (Is 60,8). […]  Deus eleva o espírito dos seus pregadores à contemplação das verdades do alto, […] de modo que eles possam espalhar com abundância a chuva da palavra de Deus no nosso coração. Assim, eles bebem a água na nascente para depois no-la darem a beber. São Bartolomeu bebeu plenamente dessa fonte quando o Espírito Santo desceu sobre ele, tal como sobre os outros apóstolos, sob a forma de línguas de fogo (At 2,3).

Mas ouves falar de fogo e talvez não vejas a relação com a água. Escuta como o Senhor chama água a esse Espirito Santo que desceu como um fogo sobre os apóstolos. “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba” e acrescenta: “Do seio daquele que crê em Mim, como diz a Escritura, correrão rios de água viva”; e o evangelista explica: referia-Se “ao Espírito que iam receber os que nele acreditassem” (Jo 7,37-39). Também o salmista diz dos crentes: “Podem saciar-se da abundância da tua casa; Tu os inebrias na torrente das tuas delícias. Em Ti está a fonte da vida” (Sl 36, 9-10).

  Comentário do dia,

                                    São Pedro Damião, eremita, bispo, doutor da Igreja. 

Encontro Diocesano de Catequistas


Ser catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na Evangelização. 

domingo, 18 de agosto de 2013

Encontrão Diocesano da Família


Neste domingo, 18 de agosto, no Ginásio do Colégio Estadual, em Guarabira, aconteceu o “Encontrão Diocesano da Família, que contou com a presença de famílias de todas as Paróquias de nossa Diocese.  

No encontro, foi discutido o valor da família cristã, e sua atuação na Igreja, vivendo os princípios do amor e da fraternidade. A família é a célula mãe, pois, é dela que nascem todos os dons de nossa sociedade. 


A família que reza é uma família unida.